quarta-feira, março 29, 2006

Movimento positivo

- Olá! Tudo bem?
- Ah, vai-se andando...

Não gosto desta expressão. Não gosto e não gosto e vá-se lá saber porque razões é demasiado utilizada por quase toda a gente. E ainda por cima, por norma, é acompanhada de um encolher de ombros tipo "estar aqui ou não é a mesma a coisa". Grrrrrrr, dá-me uns nervos....

Mas vai-se andando para onde? E se se vai para algum lado porque não completar a frase e dizer logo o destino? Dá ideia que a pessoa tem um destino definido, mas quer fazer dele um mistério maior do que os escritos pela Ex.ma Srª D. Agatha Christie. Até parece que se quer fazer conversa e então diz-se "vai-se andando..." à espera que o interlocutor pergunte"para onde?" Fico sempre na dúvida se devo perguntar um destino ou não.

Este "vai-se andando" está generalizado e é um sinónimo de "mais ou menos" ou de um "cá estamos" ou de um "está tudo na mesma". Confesso que me irrita solenemente esta resposta. Na minha mui humilde opinião, esta resposta é de um negativismo atroz. A mim nunca ninguém me ouviu dizer "vai-se andando". Ou estou bem ou não estou e se vou andando, então digo logo qual o meu destino e pergunto a quem está comigo se também quer ir.

Só nós nos podemos ajudar a manter um espírito positivo e uma boa disposição. O "vai-se andando" é negativista e não oferece qualquer tipo de luta ou resistência. Sei perfeitamente que nem sempre podemos andar bem dispostos e com um sorriso na cara, mas manter um espírito alegre ajuda muito. Para tristezas já basta o que basta, a começar na situação deste país: taxas de juro mais altas, gasolina mais cara todas as semanas, sálários baixos, ordenados miseráveis, desemprego e a lista começa a ser interminável.

"Andar" é um verbo que implica movimento, portanto que se ande na direcção da boa disposição e de sorrisos e gargalhadas. Não resolvem os problemas, mas ajudam um pouco a esquecer as amarguras e tristezas da vida. Aproveitemos a oportunidade de viver, que, até prova em contrário, só nos é dada uma vez!

A partir de hoje proponho as seguintes hipóteses de resposta à pergunta "olá! está tudo bem?":
- óptima/o!
- sempre bem!
- claro que sim!
entre outras dentro do mesmo tom e do mesmo espírito optimista e sem nunca nos esquecermos de retribuir a pergunta. É muito melhor e ajuda a manter as energias positivas! Força com isso!

Saudações virtuais

5 comentários:

Empregado de balcão disse...

Eu sinceramente espero que me respondas sempre "vou andando para..." Assim fico logo a saber o destino e digo logo se também quero ir ou não, fico logo muito mais esclarecido.

Vamos? Bora!

Anónimo disse...

Já agora, a ser para andar para algum sítio, pode ser para Bora-Bora? Ou Cuba? Ou o Bazaruto? Se alguma vez me disseres que o destino das tuas andanças é algum destes ou outro igualmente bom, não te esqueças de guardar um lugar para mim na tua malinha... Eu sou muito "portátel"! Calha sempre bem a um Blue Angel andar com um mafarrico na bagagem!

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente contigo, mas às vezes dá tanto jeito resumir tudo a um "vai-se andando". Evitas conversas que não queres ter, despachas pessoas que queres despachar e não partilhas de preocupações que, muitas das vezes, não faz sentido partilhar!

P. disse...

a mim tb m tira do sério essa expressao...começar o dia bem disposta e dp vem um cromo/a dizer isso ou o
"cá estamos outra vez"..uiiii
fico fula:/
haja boa disposição:)

parabens plo blog:)

Patrícia disse...

Por acaso tambem me irrita! Mas olha que nao somos so nos. A resposta mais comum ao "How are you?" na Australia e o "Not so bad" que a mim me soa sempre ao "vai-se andando"