terça-feira, junho 06, 2006

Aventura farmacêutica

Na sexta-feira passada constipei-me. Deitei-me com ligeiras dores de garganta e no sábado estava bem fanhosa. Aspirinas e claritine e a coisa começou a melhorar. O resto do fim-de-semana passou-se bem, dentro da medida dos possíveis, e na segunda-feira lá fui trabalhar. Que isto é mesmo assim: quem está bom para a festa também está bom para trabalhar.
O pior foi o choque com o ar condicionado, por mais que as minhas colegas colocassem o ar para quente, eu só sentia frio. Portanto, ali estava de casaco vestido e xaile nas costas que nem uma velhinha, como todo o respeito pelas velhinhas. A tose piorou, a febre chegou e à tarde resolvi ir para casa porque nm me conseguia concentrar no trabalho.
E lá fui às urgências do Centro de Saúde. Tendo em conta a quantidade de pessoas presentes nem esperei muito:1h30 minutos. Um médico simpático lá me examinou e receitou aquilo que lhe parecia ser o indicado para os sintomas que descrevi e apresentei. E foi aqui que começou a aventura.
No meu concelho costumam estar três farmácias de serviço e para grande sorte minha, pensei eu, uma delas ontem era bem pertinho de minha casa. Arrastei-me até lá, é esta a expressão correcta, e primeira surpresa: não tinha dois dos medicamentos. Então vou a outra. Vim a casa buscar a chave do carro e lá fui.
Na segunda farmácia ouvi o farmacêutico a dizer "o médico só receita coisas deste laboratório", portanto uma referência aos lobbies farmacêuticos. E lá fiquei a saber que não tinha outro medicamento. Então, vamos à terceira farmácia e supreendam-se os mais incrédulos: não tinha o mesmo medicamento e outro. Portanto, eram 23h30 e eu, com febre, cheia de tosse e frio andava de farmácia em farmácia à procura dos medicamentos que já devia ter começado a tomar duas horas antes.
Depois de equacionar uma ida à capital tive uma ideia: o centro de saúde fecha à meia-noite, volto lá e o médico passa-me uma receita por medicamento. Como já sabia quais as farmácias que tinham o quê, era só deslocar-me ao local certo com a receita correspondente. E assim foi, num estado ainda mais doente lá voltei ao médico. Lá aceitou a minha sugestão.
Claro que no espaço de duas horas houve medicamentos que esgotaram e a queixa foi unânime: "o médico é o mesmo e está a passar os mesmos medicamentos a toda a gente". Que fazer? Ainda tive de ir a outro concelho comprar o antibiótico e telefonar para uma outra farmácia, do meu concelho, para me rezervaremo medicamento que faltava. Foi uma canseira sem explicação!
Era uma da manhã quando estava a tomar todos os medicamentos e o cansaço e sensação de esgotada eram tão grandes que nem li as respectivas bulas. Eram tão fortes que "foi tiro e queda". Há quem até preferisse que tivesse sido tiro seguido de queda. :-) Mas não... foi apenas para dormir e descansar. Quero é ficar boa e depressa!
Agora é o resto da semana em casa, por ordem do médico.
Entretanto, já me vieram trazer trabalho que isto de estar doente deve ser para os ricos ou para quem não tem nada que fazer.
Nesta minha clausura forçada vou dar-vos notícias, prometo!
Saudações virtuais

8 comentários:

Diário de um Anjo disse...

:-( As melhores!!!! Espero que fiques boa depressa...

Empregado de balcão disse...

Pois que eu também já passei por uma parecia. O filme foi o mesmo: Constipação, urgências do centro de saúde, receita médica, farmácia e...

..."Hehe, mas ela (médica) só paas receita para estes medicamentos? Um destes já está esgotado"

O que vale é que a farmacia ligou para o centro de saúde e falou com a médica a perguntar que outro medicamento podiam vender para aquele efeito. Mas não me livrei de ter de voltar ao centro de saúde noutro dia para ir buscar a receita.

Mamaíta disse...

Depois de tantas aventuras... e desventuras, só me resta desejar as melhoras e que recuperes depressa!!!

Beijinhos

Frederico Lucas disse...

Aproveite esta oportunidade para teletrabalhar!
Quem sabe, depois da doença, se a chefia não lhe autoriza uns dias por semana a trabalhar em casa...

O INESC experimentou e gosto.


Votos de rápidas melhoras

AR disse...

Recompõe-te num instante!

Anónimo disse...

Bem que "rica" aventura... realmente é de ficarmos "revoltados" com o "uso" que nos dão... :-)

As melhoras... e se precisar, não vá ao médico!!! :-)

Bom dia...

Anónimo disse...

Mas então ficou tudo doente? Esse belo domingo... Deveria ter enviado as senhoras constipações para outro lado, as rápidas melhoras!! :-))

BlueAngel aka LN disse...

diário de um anjo,

obrigada.

empregado de balcão,

no teu caso foi mais fácil. Este meu médico não queria que se trocassem medicamentos. enfim...

mamaíta,

:-) gracias.

frederico,

não é nada que nunca me tenha passado pela cabeça. Vamos a ver se dá...

beguinha,

so far so good!

nuno marques,

bom conselho, sim senhor! Obrigada :-)

390º,

quem mais está doente? que belo domingo? e a password? lol obrigada!