Inauguro aqui hoje uma nova rubrica. De quando em vez ou de vez em quando vou recordar momentos televisivos, musicais ou outros que fazem parte do meu imaginário infantil, adolescente e, até mesmo, da vida adulta. Para o dia de estreia escolhi os meus desenhos animados preferidos de todos os tempos: os Barbapapa (que até têm página oficial na net). No tempo em que só havia dois canais de televisão em Portugal, em que os canais Panda, Nickelodeon, Disney e Cartoon nem miragens eram e quando as imagens emitidas pela caixa que mudou o mundo eram a preto e branco, o meu mundo parava para ver estes bonequinhos em forma de gota de água. O que eles tinham de especial? A mim fascinava-me o facto de para eles tudo ser uma tarefa fácil. Um dia foi preciso um berço e um Barbapapa transformou-se em berço para receber um bebé da mesma espécie dele. Tudo tinha resolução, porque eles tinham o poder de ter sempre à mão tudo aquilo de que precisavam. Bastava um gesto e lá estava um martelo, uma harpa, um piano, uma mesa, uma cadeira, enfim... tudo era possível e a imaginação era o limite. Era um tempo em que os sonhos eram mesmo sonhos e em que estes se confundiam com a realidade. Era bom! É bom recordar!
De acordo com o que consegui apurar, estes bonequinhos mágicos remontam aos idos de 1973. Longe vão esses anos. Não sei em que ano passaram na RTP, mas sei que me lembro como se fosse hoje e agora. A Internet permitiu-me voar até à minha infância e descobrir no YouTube (essa pequena maravilha que agora temos ao nosso dispôr) o genérico destes desenhos animados, só tenho pensa que não seja na língua de Camões. Partilho convosco estas imagens e esta música. Aproveito para revelar que esta foi a primeira vez que vi os Barbappa a cores e gostei. Sabia que eram divertidos e úteis, mas nunca os tinha imaginado a cores. Adorei o que vi! Estas gotas de água ainda me fazem sonhar e isso é bom, isso é mesmo muuuuiiiiiittttooooo booooooommmmmm!!!
Saudações virtuais
12 comentários:
Tão giros... Já nem sequer me lembrava disto. Mas sim também gostava muito! Acho que vou gostar de ler essa nova rúbrica (ou será rubrica?) lol
Bem, também já não me lembrava da sua existência, eram tão giros!!
Adorava os barbapapa! Muito giro!
lbg,
eu nnca me vou esquecer destes meus amiguinhos. Sr. Saudosista, é rubrica. Acabei de ver no dicionário. Andas muito engraçadinho, andas lol
sister san,
eram liiiiiinnnnnddddooooooosssss!
elora,
eheheheheh, é bom saber que fui buscar uma boa recordação para toda a gente.
Mas só eu é que me lembrava mais deles ihihihihihihihih
Pois a mim nao me dizem nada :(
Nem o nome...
Nem a música...
Nem o video...
É o que faz ainda nao ter chegado aos trinta :)
Beijinhos e continuacao de boas recordacoes :)
Não me recordo muito bem:-(
Mas são giros os bonecos:-))
Também não sei em que ano passaram na RTP, mas eu nasci em 1978..hummm
Oh não conheço. Mas já fiquei com uma ideia.
ahhhh!!! Que saudades...
mamaíta,
ohhh que pans, acho que também terias gostado. Não achpo bem é existirem pessoas com menos de 30 anos (obviamente que estou a brincar e dar umas valentes gargalhadas lol)
diário de um anjo,
1978???? como te atreves a ter nascido nesse ano???? pois, ainda provavelmete ainda eras muito bebé quando eu via estas gotinhas de água. :-)Outros haverá de que tu te lembras e eu não, pq já andava com a cabeça noutros locais. :-)
beguinha,
sendo assim é bom que eu possa ser o veículo que os apresenta pela primeira vez. Terias gostado!
390º,
Pois, tu lembraste. :-). Está descansada que nem vou referir a tua idade. lol
Em 1973... eu ainda nem tinha nome... como é possível! eu sou tua mãe!!! :) :)
Eu era mais Ana dos cabelos Ruivos, Tom Sawyer, os bonecos de palsticina que o vasco granja nos apresentava, o franjinhas e uma formiga que usava sapatilhas vermelhas e vivia na floresta e que já não me lembro do nome!!! (não, não era a formiga atómica!)
há que esclarecer: sapatilhas = ténis!
empregada de mesa,
ora nós somos inexplicáveis daí a nossa bela relaçao, mãe! lol Tb me lembro do Tom Sawyer, do franjinhas, dos bonecos do Vasco Granja (mesmo aqueles checolovascos com nomes estranhos - lol- mas q todos adorávamos), mas essa das sapatilhas (eu percrebi q eram ténis) não estou nada a ver. Vê se encntras e manda! :-)
Enviar um comentário