segunda-feira, março 19, 2007

Do amor...

Tenho uma amiga que é muito à frente e que há cerca de um mês viu um filme do qual gostou muito. Desde essa altura que mo tem aconselhado e eu tenho estado, pacientemente (o que é difícil para mim) à espera do dia de estreia da película. Quinta-feira passada foi o dia, não hesitei e fui assistir ao filme "O Véu Pintado", baseado no romance clássico de Somerset Maugham.

Gostei muito do filme e da história, até porque me transporta a uma época de que gosto particularmente: os anos 20 do século XX. As imposições e pressões sociais faziam, na maioria das vezes, com que as raparigas casassem por conveniência ou como consequência de acordos realizados pelos pais, apenas para sairem da casa. Amor??? Essa palavra raramente entrava no vocabulário da altura. O que acontecia era que o casal passava a partilhar uma vida em comum sem se conhecerem, sem saberem praticamente nada um sobre o outro e com a certeza de que iam estar o resto dos seus dias com um estranho sempre presente. Esta situação levava a que em muitos casos a traição surgisse na relação, porque o desconhecido sempre cativou toda a gente e porque tinha de haver uma saída para a vida frustrada que levavam. Neste filme é isso que acontece, mas a traição de Kitty tem um preço muito alto. Para evitar o escândalo do divórcio (devido ao adultério) a jovem vê-se obrigada a ir viver para a China profunda numa aldeia onde a cólera é a personagem principal vai devastando rapidamente os habitantes locais. É aqui e no meio de um cenário de morte e desolador que o jovem casal vai aprender a conhecer-se, a tornar-se amigo e a amar-se. Afinal, o que lhes faltava era o tempo de namoro, era a corte e o enamoramento: era o saberem quem era o outro e aprenderem a respeitar-se.

A acção decorre no meio de paisagens deslumbrantes e fascinantes trasmitidas por uma cor maravilhosa e uma fotografia deliciosa. A trama é protagonizada por Edward Norton e Naomi Watts que têm um desempenho sóbrio e discreto como as suas personagens.

Saudações virtuais

Ficha Técnica

O Véu Pintado

Título original: The Painted Veil

De: John Curran

Com: Edward Norton, Naomi Watts, Liev Schreiber

Género: Dra

Classificação: M/12 Estúdios: WIPEUA, 2006, Cores, 125 min.

argumento

"O Véu Pintado" é uma história de amor passada nos anos 20, que nos conta a história de um jovem casal britânico: Walter, um médico da classe média, e Kitty, uma mulher da alta sociedade. Casam pelas razões erradas e mudam-se para Xangai, onde ela se apaixona por um outro homem. Quando Walter descobre a traição, aceita, num acto de vingança, um lugar numa aldeia remota da China, devastada por uma mortífera epidemia, e leva-a consigo para a castigar. Mas essa viagem acaba por se tornar libertadora. Baseado no romance clássico de Somerset Maugham, o filme é protagonizado por Edward Norton e Naomi Watts.

PUBLICO.PT

5 comentários:

AR disse...

Um filme de um silêncio perturbador que me emocionou bastante. Obrigada pelo belo e acertado resumo e comentário.

Sister San disse...

Parece-me delicioso o filme, a acrescentar à lista dos filmes que quero ir ver, vê lá se disseste alguma coisa, hum?!?

BlueAngel aka LN disse...

beguinha,

começo a sentir-me muito bem neste meu papel de "crítica" cinematográfica. :-)

sister san,

mil perdões, mil perdões. Foi tudo decidido em cima do joelho. Deixa que não faltam aí filmes para vermos. :-)

Anónimo disse...

Isso é o que se chama deixar o leitor "com água na boca"!
Estive quase, quase para ir ver o filme hoje à noite, mas a minha companhia deu-me um fora :(.
Está definitivamente na lista dos "a ver" e já decidi: Nem que vá sozinha, mas vou ver. Mesmo!
Inté*

BlueAngel aka LN disse...

scorpiowoman,

força, nessas coisas o mais dificil é dar o primeiro passo! O filme merece o teu esforço!