terça-feira, março 03, 2009

Slumdog Millionaire, uma vida premiada


E-X-C-E-L-E-N-T-E!!! Imaginem que diversos espisódios das vossas vidas, as vossas vivências pessoais, davam para responder a todas as questões de um concurso? É isto que acontece a Jamal, o personagem principal do filme que brilhou nos Óscares este ano. A história está muito bem contada e é facilmente resumida: um jovem, nascido e criado num bairro de lata, chega à final do programa "Quem quer ser milionário?" e vence; as autoridades desconfiam dos conhecimentos de Jamal e ele vai ter de provar como soube as respostas todas sem ter feito batota. E prova-o mostrando-nos que a vida é, de facto, uma lição da qual tiramos respostas para tudo, até para um concurso. A vida de Jamal não foi fácil, a Índia real não é um cenário fácil de encarar, mas o herói desta história demonstra que vale a pena lutar sempre. As cores garridas da Índia misturadas com as realidades duras dos bairros de lata de um país que tem tanto de encantador como de desencantador. Uma lição de vida, misturada com um conto de fadas do século XXI, muito bem pensada e imaginada. Interpretações notáveis. Um grande filme, sem dúvida. E um final Bollywodesco fabuloso. A ver de novo, sem dúvida!!!

Saudações virtuais


Ficha Técnica

Título português: Quem Quer Ser Bilionário?

Slumdog Millionaire

Título original:De: Danny Boyle, Loveleen Tandan

Com: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto

Género: Drama

Classificacao: M/12

EUA/GB, 2008, Cores, 120 min.

Sinopse

Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos bairros de lata de Bombaim, está a apenas uma pergunta de ganhar 20 milhões de rupias (cerca de 300 mil euros) na versão indiana do concurso Quem Quer Ser Milionário?. Mas a organização do jogo denuncia Malik à polícia por suspeita de fraude. Como conseguiu ele chegar à pergunta dos vinte milhões? Fez batota? É um génio? Teve sorte? Será o destino? E o que está a fazer no concurso se o dinheiro não o interessa? Jamal conta então à polícia a história da sua vida nas ruas e todas as suas aventuras para reencontrar a rapariga que sempre amou. Mas como é que ele sabe as respostas? E o que está a fazer no concurso? Um premiado filme de Danny Boyle ("Trainspotting", "A Praia"), co-realizado por Loveleen Tandan.in PÚBLICO

2 comentários:

Elora disse...

Mais um na lista dos: a ver!

AR disse...

Eu já tinha vontade de ver o filme. Eu já andava há umas semanas a tentar arranjar um serão para passar com o filme. Agora, depois de te ler... vou ali ver o filme e já volto.