segunda-feira, maio 04, 2009

O Senhor dos Desenhos Animados

Era assim que era conhecido cá em casa. Pelas escolhas dele vi (e vimos todos) muitos filmes de animação com nomes estranhos e de autores com nomes não menos estranhos. Eram de Leste, comentava-se, e antes de cada filme vinha uma explicação, mais ou menos, demorada sobre os autores e o que se ia ver. Lembro-me de seguir, com os meus amigos, cada programa de "Animação", com muita atenção e religiosamente todas as semanas. E gostávamos e não era demais para os miúdos e estávamos sempre animados antes, dirante e depois do programa. Aprendia-se imenso e eram tardes muito agradáveis entre uma brincadeira e outra.

A minha memória ainda guarda o dia em que vi o Sr Vasco Granja na rua e disse para a minha mãe:

"Olha, mamã, o Vasco Granja da televisão que nós gostamos tanto de ver!"

E a minha mãe disse:

"Queres falar com ele? Vai lá!!! Vai dizer que gostas de o ver se é o que queres."

E eu larguei-a da mão e fui. Na altura senti-me uma privilegiada e ele explicou-me imensas coisas, fiz muitas perguntas e teve uma paciência de santo para a miúda. E juntaram-se mais meninos e foi tipo uma mesa redonda improvisada. E sei que saí dali mais rica e que vi muitos mais desenhos animados com outros olhos mais abertos e mais despertos. Hoje os dele fecharam-se para o mundo, mas o legado que deixa é de uma grandez sem medida. Descansa em paz, Vasco Granja dos Desenhos Animados!!!

Paródia de Herman José com a participação do Vasco Granja

Biografia

Saudações virtuais

Sem comentários: