domingo, outubro 18, 2009

Má educação


Não vou escrever sobre o filme do Almodóvar com título homónimo, porque como sabem, geralmente, não gosto do trabalho desse senhor realizador. O meu propósito é falar de pessoas que não sabem estar em sociedade, que não se sabem comportar, que entram em conversas para as quais não são vistas, achadas, chamadas e nem mesmo convidadas e que, quando o fazem, têm o displante de levantar o tom de voz para serem ouvidas. Pessoas intrometidas e desrespeitadoras dos outros. Não encontro explicação lógica para se ser mal-educado. A má educação evita-se principalmente por respeito a nós próprios e também aos outros. Evita-se com qualquer tipo de pessoa, seja mais nova ou mais velha. Evita-se se estivermos em casa de outras pessoas. Evita-se se estivermos na rua e em qualquer que seja o local onde nos encontremos. Evita-se ponto. A má educação não devia sequer existir. E se não a suporto numa criança muito menos a suporto num adulto, que tem e deve estar mais do que consciente das consequências dos seus actos e das suas atitudes, mesmo que me venham com a desculpa de que se trata de dificuldades de socialização. Temos pena!!! Não é tratar mal os outros que a socialização melhora antes pelo contrário: piora e de que maneira!!!

Se há coisa de que me orgulho é de saber que todos me tomam por uma pessoa bem educada, porque sei que o sou e faço muito gosto nisso. Podemos dizer tudo a toda a gente desde que o saibamos fazer de uma forma educada e sem ofender.

Ontem vi uma pessoa, com idade para ser muito educada, ser muito mal educada para pessoas que deve respeitar nem que seja por uma questão de idade. Ainda por cima, nunca casa que não era de nenhuma das pessoas envolvidas. Por respeito, aos donos da casa não teve resposta, mas também por respeito aos donos da casa eu não me volto a cruzar com ela por lá. A minha boa educação a isso me obriga e eu não gosto de descer de nível. É má educação.

Saudações virtuais

Sem comentários: