segunda-feira, setembro 19, 2016

Mon genre de flic

Renoir, Candice Renoir. Estado Civil: a divorciar-se. Idade: casa dos 40. 4 filhos: 2 adolescentes e um par de gémeos a caminho da adolescência. Profissão: comandante da Polícia. É a minha nova heroína. 
Encontrei a série num zapping ocasional nas férias, por sorte, logo o primeiro episódio., mas entretanto descobri que já era uma reposição. Assim que regressei do descanso merecido peguei no comando da box e vi os episódios em falta. Depois dia após dia fui acompanhando as aventuras, investigações, peripécias e vida desta comandante. A "minha Candice", como lhe passei a chamar, esteve afastada do mundo laboral 10 anos e durante esse tempo foi a mãe a tempo inteiro e acompanhou o marido por vários países. Ele sim avançou com a sua vida profissional. Quando o casamento acabou, Candice teve que, literalmente, "fazer-se à vida" e regressou à sua profissão. Estes regressos não são fáceis e num mundo em que a tecnologia avança a passos mais que largos todos os dias estar dois afastado pode ser o caos logo imaginem 10 anos. Depois há ainda os colegas novos que não são recetivos à chegada de uma nova chefia que não conhecem de lado algum e para quem olham com má cara questionando de forma irritante, é o papel deles, todas as suas atitudes, observações, questºoes e decisões. Então mas em que é que a "tua Candice" difere das outras mulhes policias e investigadoras das outras milhentas séries que dão nos diferentes canais de tv? Ora, é divertida, simpática, prática, mãe carinhosa e preocupada (ainda que, às vezes, destrambelhada), mas a grande vantagem é a forma como aplica nas suas investigações o sentido comum do dia a dia e como chega à conclusão dos casos aplicando o conhecimento diário de uma forma genial e inesperada. Além disso, é francesa e eu começo a ficar mais que farta de tanta série americana. Confesso! Deu na rtp 2 a primeira temporada inteirinha e agora sei lá quanto tempo demorará a chegar a segunda temporada. Sei que em França já transmitiram três temporadas e que cinco milhões de franceses assistiram às aventuras e desventuras da "minha Candice".
Ahhhhh é verdade e tem um vizinho que... upa... upa... É um regalo para os olhos, para os meus, vá, que para ela é muito mais que para os olhos.
Agora resta-me aguardar o regresso da minha flic preferida dos últimos tempos. Fá-lo-ei pacientemente... muito pacientemente, mas senhores da rtp, por favor, façam qualquer coisa rapidamente.

Saudações (investigadoras) virtuais





Mais info aqui

Sem comentários: