Já o referi aqui e volto a referir: não tenho poder de síntese. Há custa disso o post que gostaria de publicar sobre a minha viagem à Tunísia tem sido adiado todos os dias. Estou a escrevê-lo há um semana e já vou em três (3!) páginas de documento word ( com muitos cortes pelo meio). Hoje resolvi colocar um basta nesta situação. Assim, apresento-vos um resumo muito resumido desta minha passagem pelo território africano.
Estive em Djerba durante um semana. Trata-se de uma ilha que pertence à Tunísia e que tem cerca de 500 quilómetros quadrados.
As portas do Saara, em Douz
Participámos numa excursão que nos levou ao deserto do Saara (mais concretamente, às portas do dito, a Douz). Gostei muito do deserto, daquele mar de areia salpicado de palmeiras de um verde especial e diferente. Vou voltar, com toda a certeza! Andar de camelo foi uma das mais surpreendentes experiências que tive até hoje. Gostei imenso, é uma sensação única que só pode ser percebida na primeira pessoa. Recomendo vivamente!
Neste passeio passámos ainda por Tozeur (uma cidade às portas do deserto), Chebika (com habitações tuaregues já desabitadas), a Grande Queda de Água, o Oásis de Zaafrane e o grande lago salgado Chott El Jerid atravessado por uma longa estrada que nos levou a um dos destinos.
Lago Salgado Chott El Jerid, a caminho de Tozeur
Há ainda a destacar a passagem por Matmata (a Hollywood tunisina), local onde foram rodados entre outros "Os Salteadores da Arca Perdida" e "A Guerra das Estrelas" e onde se pode ver a "paisagem lunar", onde foi filmada esta última película.
Paisagem lunar, em Matmata, a Hollywood tunisina
Por nossa conta, fizémos um
tour pela ilha, num carro alugado (um magnífico, estonteante e maravilho Ford Fiesta preto; mas que não chega aos calcanhares do meu 206), durante dois dias. Vimos tudo o que havia para ver e mais: Houmt Souk (a principal cidade da ilha e o seu mercado típico), Guellala (cidade da cerâmica com peças lindissímas e um museu da cera onde se aprende muito), Midou (cidade movimentada com uma zona turística - leia-se lojas - imensa), La Ghariba (onde visitámos a única sinagoga da ilha)
Parte da sinagoga em El Ghriba, Ilha de Djerba
e mais alguns cantos, cantinhos e recanto de encantar. Aconselho vivamente uma visita a esta ilha. Na nossa excursão privada, ainda entrámos por território continental e visitámos Tataouine (onde existem as gorjas, celeiros antigos), Medenine (a única cidade onde vimos prédios e semáforos e que tinha um movimento de trafego louco como em Lisboa, em hora de ponta). Conhecemos pequenas localidades cujos nomes não fixámos (porque para nós eram todos parecidos) e que nem sequer constavam no mapa, mas que num ou noutro pormenor nos chamaram a atenção e das quais retivemos alguns detalhes que mais nos cativaram.
As pessoas são simpáticas e os comerciantes só querem vender. O pior, para mim, foi regatear os preços. É algo para o qual nao tenho queda, mas ao fim de dois dias num local daqueles parecia que o tinha feito durante toda a minha vida.
Cerâmica nas ruas de Midou, Ilha de Djerba
Digno de assinalar foi também o facto de ter ganho um novo melhor amigo: Ultra-Levur de seu nome. Graças aos couscous que comi e dos quais gostei bastante, mas o meu estômago não. :-) Felizmente já estou bem, no entanto ainda não consigo olhar para a foto dessa iguaria culinária.
Sim, também fizémos praia, mas pouca. Não era o objectivo principal. A água não estava quente e o mar estava calminho. Numa das tardes ainda passámos por um SPA (no resort) onde nos fizeram uma massagem relaxante espectacular. ai... ai...
Para resumo, já está enorme? Também acho! Se quiserem mais, façam como eu e vão até lá. E desafiem-me, porque quem sabe não aproveito a companhia e repito a viagem? :-)
Saudações virtuais
11 comentários:
Espectáculo de viagem! A parte que mais gostei foi de teres ido primeiro a Tatooine e depois a Tataouine. Por acaso não viste os Jedi, não? Beijinhos
Palpita-me que um ano destes ainda vamos lá parar!!! Oh que saudades... E andar de camelo é exactamente como dizes, uma experiência única. Quero ir viver para lá!!!!
Já lá estive, há uns anos. Ms estou capaz de repetir. A viagem é barata e as praias parecem as do sul de França!! ;)
Tb lá estive há 2 anos e tambem fiz a excursão ao deserto e fiquei encantada. Adorei andar de camelo, passear pelas minusculas ruelas da Medina de Tunis, passear-me no meio de uma cidade só a duas cores (sidi bou said) e tantas coisas mais. Felizmente os couscous deram-se bem comigo e eu com eles. Tenciono voltar um dia sem duvida.
elora,
foi, sim senhora! Hum? Quanto aos Jedi, não, não vi nem um!
lbg,
já tenho as malas prontas, amigo! :-) Viver não quero, mas... volto de certeza e, pelos vistos, para te visitar! :) Vamos?
rosa,
não conheço as praias do sukl de frança e fiz pouca praia. Mas pareceram-me bem.
zariza,
Não fui a Sidi Bou Said, pq não estive nessa zona, mas da próxima vez.... :-) O Norte é o meu próximo objectivo.
Garanto-vos que não tenho qualquer ligação com o Turismo da Tunísia. Gostei mesmo!!!!
Belas fotos! Fiquei com imensa vontade de conhecer...
estivémos lá no verão passado. e dos sítios que falas, só não estivémos em Djerba, apesar de ter sido o nosso desejo inicial.
e Sidi Bou Said também é fundamental conhecer. mais o Museu do Bardo. está visto: tens de marcar novas férias para lá. :)
Acho mal os Jedi não se terem dignado a aparecer! Desafia-me tu, que eu vou contigo!!! Gostei muito das fotos e do resumo resumido... abriu-me o apetite para conhecer a Tunísia... Abraço!!!
Falas da tua viagem como uma lição de vida. E eu ouço-te como aluno que escuta um professor... dos interessantes. E parabéns: conseguiste ser suficientemente sintética.
Adorava conhecer!!!
Fascina-me o artesanato...
Adorei a descriçao!
Vou tb para a Tunísia no dia 26 de Julho e gostaria que me pudesses informar sobre o preço e condições da viagem ao deserto e em que agencia foste, no caso de te lembrares?
Ja agr, o ke me aconcelharias a nao perder na Tunísia? E o que achas que n vale a pena? Todas as informações que me puderes dar eu ficaria agradecida...
O meu email é debora.furtado@gmail.com para o caso de poderes responder para lá...
Obrigada
Enviar um comentário