quarta-feira, setembro 20, 2006

A Dora

Tem as marcas da vida na cara. A voz, com sotaque brasileiro, é arrastada e cansada. Tem 56 anos. Foi mãe aos 14 anos e avó aos 27. Tem 4 filhos (um em Portugal e os outros no Brasil) e 8 netos (2 cá - um com 5 dias - e os outros 6 do outro lado do Atlântico). Há cinco anos saiu do Brasil (Minas Gerais) e veio procurar uma vida melhor a Portugal. Começou como empregada num restaurante e só depois encontrou trabalho na área dela: manicure/pedicure. "Sabe quando vamos para outro país temos de nos sujeitar, porque a vida tem de avançar e temos de comer" - diz-me com um ar cansado de quem ainda vai enfrentar mais duas horas de trabalho depois das oito já passadas. "Para o ano regresso à minha terra" e aqui a voz fica mais aliviada e esboça um sorriso. Eu pergunto: "Mas ainda vai trabalhar? Já tem trabalho na sua terra?" e a resposta é pronta "Já tenho lá um cabeleireiro. A minha filha esta a tomar conta e vou enviá-la para locais de formação para ele aperfeiçoar as técnicas. Tenho pena de deixar cá os meus netos, mas a minha nora quer ir para lá também. Pode ser que um dia..."

"Doras" é o que não falta por este Portugal, mas nem todas conseguem regressar com um final mais animador e feliz. Esta Dora vai conseguir. No final ainda me confessou que tem medo de não durar até ao proximo Julho e, claro, só lhe consegui dar um voto de esperança e dizer "ainda é nova". E é, sem dúvida nenhuma, mas o futuro nem sempre está nas nossas mãos.

Simpatizei com a Dora e espero que tudo lhe corra bem.

Saudações virtuais

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo post! Adoro estas homenagens a pessoas de carne e osso, verdadeiras e íntegras no sentido mais humilde da palavra. Pessoas que fazem parte do povo que lava no rio e que vai talhando com os seus machados as tábuas dos nossos caixões...

BlueAngel aka LN disse...

ana,

coiada não direi. Acho que é uma lutadora. Sabes qual o gde sonho dela? Ir a Itália, quer aproveitar enquanto está mais perto. Mas quer ir de camioneta pq é mais barato e vê mais coisas. Coisas simples, enfim...

lbg,

obrigada. :-) Cantas tão bem por escrito lol