terça-feira, fevereiro 27, 2007

Ditadores ou doentes?

A história repete-se. Os ditadores são, para mim, pessoas com graves perturbações mentais. Por essa razão não se importam se matam, quem matam, o que destroem ou o que não constroem simplesmente porque o seu objectivo último é cumprir uma meta que, podendo estar cheia de boas intenções, nao olha a meios para atingir os seus fins.

Idi Amin foi um ditador do século XX, ditou entre 1970 e 1979 e foi responsável por milhares de mortes no Uganda, o país que presidia. Para ele só a sua vontade interessava. Com o objectivo de defender os interesses do seu país cometeu atrocidades e verdadeiras matanças enre os seus concidadãos. É sobre este militar/político que trata o filme "O último rei da Escócia". A fotografia é excelente, as cores são fantásticas e reais e a banda sonora muito bem escolhida e colocada nos momentos certos. A interpretação de Idi Amin valeu ao actor Forest Whitaker o òscar de Melhor Actor e, de facto, há trabalho de actor nesta personagem. Olhares, expressões, gestos e atitudes que só muito estudo e dedicação permitem interpretar. Não gosto de actores que se limitam a debitar meia dúzia de palavras que decoraram. Gosto de actores que mostram esforço e que me convencem, que me fazem odiar ou amar um personage, que me fazem sentir alguma coisa, que mexem com os meus setimentos e com as minhas reacções. Forest Whitaker conseguiu. Créditos positivos também para James McAvoy, o inexperiente médico Nicholas Garrigan, que sem se aperceber como e out of the blue se vê de repente como o braço direito do presidente do Uganda. Uma personagem de ficção que não deixa de ter um fundo real. Curiosamente, este actor nasceu no ano que o verdadeiro Idi Amin deixou o poder ugandês.

O filme merece ser visto até porque é uma fabulosa aula de história. Aos espectadores mais sensíveis, uma nota de alerta: o filme contém algumas cenas (poucas) que podem impressionar. A mim ninguém me avisou por isso deixo chamada de atenção.

Saudações virtuais

Ficha Técnica


O Último Rei da Escócia

Título original: The Last King Of Scotland

De: Kevin Macdonald

Com: Forest Withaker, James McAvoy, Kerry Washington

Género: Dra, Thr

Classificacao: M/16 GB, 2006, Cores, 121 min.

argumento

Um jovem e ingénuo médico escocês chega ao Uganda esperando aventura, romance e prestar alguma ajuda médica a um país com necessidades. Mas aquilo que encontra é uma chocante viagem ao mais sombrio local do mundo: o coração humano. Misturando ficção e realidade, "O Último Rei da Escócia" recria o Uganda em 1970, sob o jogo do ditador Idi Amin (Forrester Whitaker). É um retrato tanto do psicótico e carismático governante que devastou o seu país, mas também de uma testemunha da história que finalmente encontra coragem para enfrentar a situação. Pouco tempo depois da chegada, o jovem Dr. Garrigan é chamado pelo próprio auto-proclamado Presidente por causa de um bizarro acidente. Garrigan impressiona o ditador, já por si fascinado pela cultura escocesa, e Idi Amin acaba por convidá-lo para seu médico pessoal. Esse convite inicia uma viagem ao centro de um dos maiores reinos de terror de África e torna Garrigan confidente e testemunha de acontecimentos atrozes. Perdido num abismo moral, o jovem médico acaba por decidir tentar parar toda aquela insanidade.

2 comentários:

Elora disse...

A parte dos acontecimentos atrozes não me apetece. Vou ver o dreamgirls que deve ser mais rosa.

BlueAngel aka LN disse...

elora,

também hei-de ir ver esse. Está na lista de "films to see". :-)