quarta-feira, março 05, 2008

Pudicas ou pudicos

adj.
que tem pudor;
casto;
honesto;
envergonhado.

(Do lat. pudïcu-, «id.»)
in Dicionário de Língua Portuguesa, 1996, Priberam e Porto Editora

------------------------------------------------------------------------

Acredito que existam pessoas assim. Que são envergonhadas, honestas, castas e possuem pudor. Claro que existem e ainda bem. O que eu não tolero são as/os falsos/as pudicas/os, aqueles que agem conforme a pessoa que está à sua frente e apresentam uma personalidade de quem não parte um prato. Depois conseguem, provocar os maiores distúrbios junto de outros e apresentar sempre a mesma carinha de bonzinhos ou de quem nem sequer lá esteve. Os/as falsos/as pudicos/as são pessoas a temer e perigosas, porque agem pela calada e tentam passar despercebidos/as. A falsidade é terrível e aqueles que não a conseguem detectar estão cegos sendo que o pior cego é aquele que não quer ver. E, de quando em vez, aparece um cego a quem queremos abrir os olhos e não conseguimos porque o/a falso/a pudico/a já se instalou de tal forma que nem as maiores cirurgias ou lentes mais graduadas ajudam a ver a verdade que ali está à frente. Tenho pena que assim seja e tento fazer a minha parte, mas, infelizmente, os falsos/as pudicos/as conseguem quase sempre levar a deles/as avante e isso, apesar de me fazer crescer como pessoa porque sei com quem não quero estar, entristece-me e muito.

Saudações virtuais

4 comentários:

Diário de um Anjo disse...

Os maiores pudicos são aqueles que criticam os outros por fazerem aquilo o que não tem coragem de admitir que também fazem.

Anónimo disse...

Apesar d cncordar ctg, ha quem se assuma sem pudor mas n cai na coerencia de dizer porque, ou seja, muitas das pessoas especialmente meninas que de forma mt frontal se afrimam honestas e sem pudor (contradiçao) deveriam ser mais pudicas como quem diz menos "desenvergonhadas". O nao ser timido ou pudico ano significa ser "escandaloso". Ha meias medidas, embora possamos ser muitooo espontaneos há pessoas q nao tem a noçao de qd e como devem agir de tal modo. mAs claro voto para a autenticidade!

Andreia, companheira, vizinha e colega da blogosfera

Anónimo disse...

Vais ter de me contar quem te inspirou este post. Ai vais vais...

AMAFAS disse...

E o pior é que há mais falsos que verdadeiros...