sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Milk, o filme


Confesso não estava com vontade de ver este filme e era minha intenção esperar que chegasse a versão DVD. Mas, graças à sapiência de uma amiga, e de forma inesperada foi a fita desta sexta. Já conhecia a história porque, depois de tanta badalação com o filme, fui assolada pela minha própria curiosidade e tentei saber algo mais sobre o sr. Harvey Milk. Informada que estava lá vi o filme. Gostei e acho que a temática está bem abordada. O Sean Penn está brilhante, qualidade a que já nos vem habituando há muito. A fotografia não é a melhor, mas é compensada por algumas cenas em que a luz é fantástica e por pormenores de realização excelentes e muito bons. Gostei do filme, mas confesso não era pelíocula que me arrastasse para uma sala de cinema. O final, mesmo que o não sobesse, era previsível. Harvey Milk naquela sociedade não poderia terminar de outra maneira, infelizmente o Homem nunca se compreenderá a si próprio e raramente se respeitará.

Reconheço que nos anos setenta, do século XX, a homosexualidade era uma tema tabu e muito mais complicado de ser aceite pela sociedade do que hoje. Bem sei que passaram 30 e poucos anos e que, actualmente, há ainda muita mente fechada e tacanha, mas, felizmente, já há muito quem olhe para pessoas, carácteres e atitudes boas ou más sem pensar na orientação sexual como factor de exclusão social. O que no meu ponto de vista é só bem. Além disso não tenho nada a ver com as escolhas sexuais dos outros, o que me interessa é estar rodeada de gente com carácter e personalidade. E posso dizer isto de consciência tranquila e sem qualquer problema, uma vez que nos meus grupos de amigos existem casais gays, sejam eles femininos ou masculinos, e nunca os descriminei ou os tratei de forma diferente. E neste campo não preciso de dar provas a ninguém, porque as minhas acções falam por si. Não passo a ser a melhor pessoa do mundo por causa disso, e nem é esse o meu objectivo; continuo a ser quem sou com as minhas qualidades (as que tenho) e os meus defeitos (os que tenho).

E digo mais: casamentos homosexuais? Sim; Casais homosexuais adoptarem crianças? Sim. Não vejo que mal vem à sociedade se estas duas medidas forem adoptadas. Acho que todos temos o direito de ser felizes da maneira que achamos que é melhor para nós e que não deve ser um preconceito irracional da sociedade a impedir que isso aconteça. Além disso, por vezes, esconder a orientação sexual pode trazer dissabores muito grandes a terceiros, o que pode provocar danos psicológicos e sentimentais para o resto da vida. Mas sobre este tema já eu tinha falado algures por aqui.

Saudações virtuais

Milk

Título original: Milk

De: Gus Van Sant

Com: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin

Género: Drama

Classificacao: M/16

EUA, 2008, Cores, 128 min.

Activista pelos direitos dos homossexuais, primeiro político americano a assumir a sua homossexualidade, amante, amigo, lutador, herói. A vida de Harvey Milk mudou a História e a sua coragem mudou vidas. Em 1977, Milk tornou-se o primeiro político americano abertamente gay a ser eleito nos Estados Unidos. A sua vitória não foi apenas uma vitória para os homossexuais mas para todos aqueles que lutavam pelos direitos humanos. Em 1978, quando é assassinado, o mundo perde um dos seus líderes mais visionários.in PÚBLICO



4 comentários:

Elora disse...

Concordo com tudo:)

Sonya disse...

Hum... foi uma fita pirateada?!?!?!

Andr3 disse...

Ainda não vi, mas todas as críticas e sugestões que me têm feito, são positivas.
Não me lembro de ter visto algum filme com Sean Penn, e apesar de também não ver muitos filmes, ando +/- actualizado, mas consigo reconhecer a sua fama (por alguma razão ha-de ser..além do facto de ele ter sido casado com a Madonna).

Quanto à Homossexualidade, eu também não tenho nada contra, e não censuro quem tenha essa preferência sexual. Conheço pessoas que fizeram essa escolha, e também tenho amigos que o são, simplesmente se sabe do facto de ser ainda dificil sociedades aceitarem totalmente assuntos relacionados c essa escolha apesar de estarmos noutra época em que muitas coisas são diferentes do antigamente em muitos aspectos. Enfim..pode ser que mude..qualquer dia.

(não escrevo mais. proíbo-me a mim mesmo de o fazer na primeira visita ao blog) ;)

Até Depois. Boa Semana

Daisy disse...

Oi,

como sabes, cara sócia, concordo inteiramente contigo.
Já agora deixo aqui uns quantos filmes do Sean Penn que aconselho vivamente (para mim ele é o melhor actor da sua geração e a Madonna é que devia ser conhecida como a ex do Sean Penn LOL!) - A Intérprete, Mystic River e 21 gramas só para mencionar alguns dos mais sonantes. É um SENHOR!