segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Vicky Cristina Barcelona

ou

Quando o estilo Woddy Allen resvala para o estilo Almodóvar

Já vi o filme há cerca de duas semanas e foi tão do meu agrado que só hoje me ocorreu que ainda não tinha opinado sobre ele. Sou fã assumida do Woddy Allen. Sou não fã assumida do Almodovar. Mas que raio deu na cabeça do meu Woody Allen para substituir Nova Iorque por Barcelona? Não conheço nenhuma das cidades e nem é esse o busílis da questão, mas há mudanças que não deviam acontecer e, às vezes, a tradição ainda é o que era. Woody Allen = Nova Iorque ponto final. Não gostei do filme. Que decepção. Nem a Scarlett estava grande coisa. Salvou-se a imagem do Javier que aquele moço é sempre um bálsamo para a alma e para a vista. Sr. Woody Allen, agora deixe de brincar e volte a fazer filmes como deve ser, sim? A malta agradece.

Bem sei, que aquilo que penso sobre os filmes não é matéria do vosso interesse (também não pretendo fazer aqui a crítica cinéfila apurada - há espaços a isso dedicados por essa blogosfera e pelos diversos órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros), mas vejam isto como pequenos reminders para a minha velhice. Quando chegar aquela altura em que vou querer dizer que filmes vi no meu tempo, basta recorrer ao vasto arquivo do blogger. Óbvio que, na altura, espero lembrar-me que tenho um blog e qual o login e password do mesmo ou não me servirá de nada este arquivo que estou para aqui a fazer. :-)

Saudações virtuais

Ficha Técnica

Vicky Cristina Barcelona
Título original: Vicky Cristina Barcelona

De: Woody Allen

Com: Penélope Cruz, Javier Bardem, Scarlett Johansson, Rebecca Hall

Género: Comédia, Romance

Classificacao: M/12

ESP/EUA, 2008, Cores, 96 min.

Sinopse

Vicky e Cristina são as melhores amigas, apesar de terem visões opostas do amor. Vicky é uma mulher racional e é comprometida. Cristina é uma criatura de instintos, sem inibições, sempre à procura de novas paixões e experiências. Quando Judy e Mark, dois familiares distantes de Vicky, as convidam para passar o Verão em Barcelona, as duas amigas aceitam imediatamente: Vicky quer dedicar os seus últimos tempos de solteira ao mestrado e Cristina está ansiosa por mudar de cenário depois da última ruptura amorosa. Uma noite, numa galeria de arte, Cristina repara no pintor Juan Antonio, um homem com uma sensualidade transbordante. O seu interesse aumenta quando Judy lhe conta que o pintor teve uma relação tão tumultuosa com a ex-mulher que quase se mataram um ao outro. Mais tarde, Juan Antonio mete conversa com as duas amigas e, ousado, vai directo ao assunto: convida-as a passar o fim-de-semana com ele, em Oviedo, e dedicarem o tempo a explorar a beleza da cidade, a beber bom vinho e a fazer amor. Vicky fica em choque, mas Cristina, maravilhada, convence-a a partir à aventura.
Com Penélope Cruz, Javier Bardem e Scarlett Johansson, "Vicky Cristina Barcelona" é realizado por Woody Allen, aquele que já foi um dos maiores pintores da vida nova-iorquina e que desde há uns anos assentou arraiais numa Europa que o acarinha mais que a sua América.

in publico.pt


1 comentário:

Rosa disse...

Pois eu, pleo contrário, só comecei a suportar Woody Allen quando ele mudou o cenário para o bom e Velho Continente. Ainda não vi o "Vicky", mas pelo menos os dois anteriores já foram fora de Nova Iorque.