quinta-feira, junho 11, 2009

E tu, contas-me a história de "Romeu e Julieta?"

Este foi o ponto de partida do Nature Theatre of Oklahoma. O elenco ligou a uns quantos amigos e conhecidos e perguntou-lhes simplesmente que contassem pelas suas próprias palavras a história da conhecida peça, de William Shakespeare, "Romeu e Julieta". Pode parecer uma pergunta simples e inocente, mas a verdade é que a maioria das pessoas lembra-se de pouco ou nada ou então faz a sua própria versão com uma mistura de elementos modernos e outros da época da peça. Há até quem não se lembre do local onde se passa a acção e há quem invente detalhes só para dar um ar de entendido. Depois de ouvidos os amigos, a companhia juntou os textos e representou-o. Dois actores dividem o palco e vão monologando, à vez, reproduzindo as respostas que obtiveram à sua questão. Um cenário simples e quase duas horas hilariantes numa sucessão de testemunhos que provam que afinal a história dos dois apaixonados de Verona não é tão fácil de reproduzir como parece. Antes de terminar uma discussão sobre a peça, entre os dois actores, abre espaço para uma discussão sobre amor e relações homens/mulheres (um tema que será sempre, sempre complexo). Quando as luzes se apagam os dois actores declamam uma das cenas originais da peça de William Shakespeare conferindo à peça um toque de magia extraordinário. Entre isto tudo, e apesar de o espectáculo ser legendado, nem me lembrei que estive toda a noite a ouvir a língua inglesa. Parabéns ao Teatro Maria Matos por ter trazido este espectáculo até nós.

Saudações virtuais

Sinopse

“Contas-me a história de Romeu e Julieta?”

Romeo and Juliet do Nature Theatre of Oklahoma é baseado numa série de conversas telefónicas em que foi pedido às pessoas que contassem, pelas suas próprias palavras, a história de Romeu e Julieta. O resultado assume reviravoltas surpreendentes, devido ao facto de ninguém se lembrar com exactidão da verdadeira história.
Quem se apaixonou por quem primeiro? Envolveram-se sexualmente? Quem matou Mercúcio? Como é que estes amantes infelizes se perderam tão tragicamente?

Longe de se recontar, vezes sem conta, a mesma história, os participantes reinventam Romeu e Julieta, recorrendo a novos pormenores voluptuosos e criando cenas e personagens que não existem na versão original. Onde a memória falha, a criatividade preenche as lacunas, criando histórias altamente originais sobre o amor, a luxúria e o auto-sacrifício.

pelo Nature Theater Of Oklahoma | interpretação Anne Gridley e Robert M. Johanson com Elisabeth Conner | direcção/ encenação Pavol Liska e Kelly Copper | a partir de conversas com Linda Copper, Eliotte Crowell, Anne Gridley, Teresa Gridley, Jo Liegerot, Robert M. Johanson, Zachary Oberzan e Kristin Worrall | design Peter Nigrini | produção executiva Robert Saenz de Viteri e Gabel Eiben | produção International Summerfestival / Kampnagel Hamburg, Salzburger Festspiele co-produção Kaaitheater Brussels / Workspace Brussels / Buda Kunstcentrum, Noorderzon Festival/ Grand Theatre Groningen e Wexner Center for the Arts at The Ohio State University

3 comentários:

Elora disse...

Agora fiquei com vontade de ir ver!

Empregado de balcão disse...

Está até quando?? Já tinha ouvido falar, mas nem sabia que estava no Maria Matos.

Rosa disse...

Eu sou fã incondicional do Maria Matos!